jump to navigation

Agente Secreto X-9: clássico de volta 10/03/2011

Posted by blogdolevitrindade in Atualidades, Quadrinhos.
Tags: , , , , , , ,
trackback

A editora Devir lançou recentemente, com dois tipos de acabamento (capa dura e brochura) as clássicas tiras do Agente Secreto X-9, da dupla formada pelo escritor Dashiell Hammett – famoso por suas histórias detetivescas e principalmente pela obra O Falcão Maltês – e pelo desenhista Alex Raymond – normalmente mais reconhecido por seu projeto mais ambicioso, a série Flash Gordon.

Em suas 216 páginas, o livro apresenta tramas em que X-9 (na época ainda sem um nome próprio, mas posteriormente batizado como Phil Corrigan) atua para desvendar crimes cometidos por tudo quanto é criminoso que se possa imaginar.

Um verdadeiro clássico para quem curte o estilo de literatura de Hammett e para os apreciadores de uma arte refinada como a de Raymond, Agente Secreto X-9 (formato 27,5 x 20,5 cm, 216 páginas impressas em tons de sépia, preços de R$ 62,00 para a versão com capa dura e R$ 48,00 para a versão brochura) reúne as tiras publicadas entre os anos de 1934 e 1935. É engraçado notar como o lançamento de algo assim naquela época era visto como um evento de pompa, reunindo a nata da sociedade em bailes de gala pra prestigiar o evento.

Além das tiras, a edição conta com um excelente prefácio escrito pelo editor Leandro Luigi Del Manto, que elucida muito sobre a produção da tira. Vale lembrar que as tiras do herói foram publicadas por diversas editoras aqui no Brasil, entre as décadas de 1930 e 1970.

Apesar de ser bastante antiga, a tira de X-9 se segura bem e mantém o pique, mesmo com a quantidade grande de texto que Dashiell Hammett usava nos roteiros. É interessante frisar que isso meio que afastou o público, que preferia textos mais simples e diretos, sem muito requinte.

E se você é um dos que só conhecia X-9 como um sinônimo para alcaguete ou pela escola de samba santista, vale a pena se enfurnar nos meandros das investigações do detetive mais durão de seu período. Leitura mais do que recomendada!

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: