jump to navigation

Bando de Dois: você TEM que ler 26/12/2010

Posted by blogdolevitrindade in Quadrinhos.
Tags: , , , ,
trackback

Sabe, normalmente não fico empurrando HQs pras pessoas lerem, mas no caso de Bando de Dois, do autor Danilo Beyruth, eu faço questão.

Lançado este ano pela Zarabatana Books, o livro faz parte do ProAC – Programa de Ação Cultural de 2009, promovido pela Secretaria de Cultura do governo do estado de São Paulo.

Bando de Dois apresenta a história de dois cangaceiros, Tinhoso e Cavêra di Boi, que tiveram todo o seu bando eliminado pelas forças militares e, por motivos diferentes, ambos se unem para resgatar as cabeças decapitadas de seus amigos.

Daí pra frente, segue-se uma trama muito bem conduzida por Beyruth, que além de exímio narrador gráfico é um excelente roteirista e “diretor cinematográfico”. Sua câmera se movimenta de forma bastante criativa e segura, uma verdadeira aula pra quem quer se aventurar a produzir quadrinhos.

Vale ressaltar que as inspirações do autor pra este álbum são os filmes de Sergio Leone (1929-1989), o diretor italiano responsável pela criação da “trilogia do dólar”, aquela composta por Um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais e Três em Conflito (O Bom, O Mau e o Feio), que fizeram com Clint Eastwood se tornasse um dos maiores nomes do cinema.

Além disso, a trama rende uma homenagem (consciente ou não) a Sam Peckinpah (1925-1984), o diretor de cinema que recebeu a alcunha de “poeta da violência”, pelo menos no final, quando ocorre um tiroteio que não faz feio ao filme Meu Ódio Será Sua Herança.

E como se não bastasse sua narrativa e seu roteiro bem alinhados, ainda tem a arte de Danilo Beyruth, a qual deixa o leitor de queixo caído diversas vezes ao longo da edição.

Ah, já ia esquecendo. Beyruth criou um site pra HQ onde é possível ver um trailer de Bando de Dois, baixar a trilha do álbum e encontrar o link do blog do autor. A imagem do site simula uma animação bem bolada. Clique aqui.

Bando de Dois tem 96 páginas em preto e branco, mede 21 x 28 cm e custa R$ 36,00. É um ótimo presente pra quem adora quadrinhos, cinema ou livros de qualidade.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: